"A Transformação Digital na Enfermagem: Adaptação e Crescimento Contínuo"?


A tecnologia provocou uma disrupção significativa, e o mundo não voltará ao estado pré-disrupção digital. Devemos avançar para uma maturidade digital, onde a evolução tecnológica (mídias sociais, tecnologias móveis, análise de big data, inteligência artificial, blockchain, impressão 3D, veículos autônomos, realidade aumentada e virtual, etc.) ocorra de forma gradual. Isso permitirá a internalização e o aproveitamento das vantagens dessas tecnologias, evitando a percepção de inflexibilidade ou falta de agilidade, focando na eficácia e não apenas na eficiência.


Nas instituições, o maior desafio são as pessoas. Profissionais mais velhos e experientes podem e devem se adaptar. O ditado “não é possível ensinar truque novo a cachorro velho” não pode ser aceito pelos líderes das instituições, nem pelos profissionais individualmente. Todos devem buscar, sugerir e aderir a programas de atualização, formação e capacitação sobre inovação tecnológica, que está cada vez mais rápida e acessível.


“O amadurecimento é um processo natural, mas não acontece automaticamente.” Isso vale para todas as áreas, e na área digital, a introdução de uma nova tecnologia muda a maneira como a pessoa trabalha, interage com os pares e se organiza no trabalho.


Os funcionários devem receber treinamento adequado para aprender a se engajar de maneira eficaz com a tecnologia e os processos relevantes. O treinamento não precisa envolver aulas tradicionais e pode ser disponibilizado online, garantindo que os funcionários saibam que esse material está disponível. Eles devem ter tempo e espaço para se adaptar e, com o tempo, conhecer os princípios gerais do funcionamento da tecnologia, assim como a gama de recursos e possibilidades que a acompanham.


Os profissionais de Enfermagem possuem habilidades técnicas relacionadas ao serviço, mas habilidades técnicas digitais, como programação, ciência de dados e analytics, não fazem parte das disciplinas dos cursos e são dominadas por aqueles com interesse individual no assunto. As instituições devem fornecer suporte tecnológico para que as tecnologias de Enfermagem sejam favorecidas pela tecnologia digital, beneficiando TODOS os profissionais e considerando suas habilidades e experiências para o crescimento pessoal e organizacional.


“Não se limite a treinar; crie oportunidades de aprendizagem.”


Existem áreas em que as máquinas são melhores que os humanos, mas há áreas em que só os seres humanos conseguem atuar: “o trabalho dos cuidadores é um trabalho no qual as pessoas são melhores que os computadores” (Tom Friedman).


A tecnologia facilitou o trabalho de médicos, enfermeiros, advogados e outros profissionais. O importante é que as pessoas “precisam aprender continuamente novas habilidades para se manterem nas profissões escolhidas.”


Desenvolva-se, especialize-se, assuma o controle de sua carreira. “Alguns trabalhadores mais velhos podem não gostar da ideia de precisar aprender novas habilidades no fim de sua carreira, mas acreditamos que essa reação resulta principalmente de acreditar que eles não precisam se engajar no aprendizado contínuo.” No entanto, encontrar um sentido em sua contribuição fará com que a adoção de tecnologias estimule a aliança entre experiência e habilidades de aprender e colaborar.


Ainda não há eventos sobre tecnologia específicos para saúde e/ou enfermagem que não estejam atrelados a educação (AINDA), e precisamos estar presentes aos eventos em geral. Os eventos principais  sobre TECNOLOGIA no Brasil são:


SMART CITY EXPO CURITIBA - 25 A 27 DE MARÇO

SOUTH SUMMIT BRASIL - 9 A 11 DE ABRIL (RIO GRANDE DO SUL)

WEB SUMMIT RIO  - 27 A 30 DE ABRIL DE 2025

RIO 2C - 27 DE MAIO A 1º DE JUNHO

VTEX Day (SÃO PAULO) - 2 E 3 DE JUNHO

GRAMADO SUMMIT - 4 A 6 DE JUNHO

MINAS SUMMIT - 5 E 6 DE JUNHO

FEBRABAN TEC (SÃO PAULO) - 10 A 12 DE JUNHO

CAMPUS PARTY - (SÃO PAULO) - DATA A CONFIRMAR EM JULHO

ACE SUMMIT (SÃO PAULO) - 30 DE JULHO

HACK TOWN (MINAS GERAIS) - 31 DE JULHO A 3 DE AGOSTO

RIO INNOVATION WEEK - 12 A 15 DE AGOSTO

STARTUP SUMMIT (SANTA CATARINA) - 27 A 29 DE AGOSTO

HOTMART FIRE ( MINAS GERAIS) - 28 A 30 DE AGOSTO

DIGITALKS EXPO (SÃO PAULO) - DATA A CONFIRMAR

RD SUMMIT ( SÃO PAULO) - 5 A 7 DE NOVEMBRO

Rec’n’play (PERNAMBUCO) - 5 A 8 DE NOVEMBRO (esse é gratuito)

COP 30 - (PARÁ) - 10 A 21 DE NOVEMBRO (SUPER EVENTO!!!)

CASE SP - DATA A CONFIRMAR

Em breve iremos apresentar um glossário sobre termos de tecnologia para melhor interação nos eventos.


Estejam atentos também a eventos específicos de suas especialidades na enfermagem.


Referência Bibliográfica:


KANE, Gerald C.; NGUYEN, Anh; COPULSKY, Jonathan; ANDRUS, Garth. Tecnologia Não é Tudo. São Paulo: Editora Benvirá, 2020.




Comentários

ID do editor: pub-9622926827705590