GOSTARIA DE TER LIDO MAIS SOBRE IA


MAS POR SER ENFERMEIRA, COM UMA PROFISSÃO QUE BASICAMENTE USA AS HABILIDADES DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS, EMPATIA, OBSERVAÇÃO DE EMOÇÕES COMO RESPOSTAS, FICAMOS ENGESSADAS A INTERAÇÕES E APRENDIZADO PARA USAR A TECNOLOGIA DE UMA FORMA TÉCNICA.


É CLARO QUE UM ROBÔ PARA SUBSTITUIR UM PROFISSIONAL COM TANTAS HABILIDADES TÉCNICAS COMO UM PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM, SEJA ELE AUXILIAR, TÉCNICO OU ENFERMEIRO AINDA VAI DEMORAR A SURGIR, PORÉM A FORMA DE CUIDAR SERÁ INFLUENCIADA PELO AVANÇO DA TECNOLOGIA QUE INFLUENCIARÁ A FORMA DE TRATAR. 


A COLOCAÇÃO DE UM CATETER GÁSTRICO É UMA ATRIBUIÇÃO DO ENFERMEIRO, MAS SERÁ QUE APENAS ATRAVÉS DE UM CATETER SERÁ RESOLVIDO DETERMINADO PROBLEMA DE SAÚDE COMO É HOJE? UMA VACINA INTRAMUSCULAR OU INTRADÉRMICA NO FUTURO PODERÁ SER APLICADA ATRAVÉS DE UM SPRAY ACIONADO POR IA E COM ISSO DIMINUINDO A DEMANDA POR PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM QUE DEVERÃO SER DESLOCADOS PARA OUTRAS FUNÇÕES. SERÁ?


QUEM NÃO SE RENDER À TECNOLOGIA CORRE O RISCO DE FICAR OBSOLETO MESMO SENDO POSSUIDOR DE ALTAS HABILIDADES TÉCNICAS. NÃO É PARA SE TORNAR UM ROBÔ HUMANO, É PARA ESTAR ATUALIZADO COM O QUE A PROFISSÃO EXIGE.


A NEFROLOGIA É UM DOS SETORES EM QUE A MÁQUINA ESTÁ PRESENTE…NA QUAL O PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM TEM A POSSIBILIDADE DE OUVIR E PERCEBER DO CLIENTE O QUE ESTÁ ALÉM DAS NECESSIDADES DE TRATAMENTO RENAL, POIS A TECNOLOGIA ESTÁ CADA VEZ MAIS SEGURA; PORÉM A LEGISLAÇÃO IMPETRADA PELA GANÂNCIA FAZ COM QUE AUMENTE A QUANTIDADE DE PACIENTES POR PROFISSIONAIS E O PERÍODO QUE PODERÍAMOS ESTAR INTERAGINDO COM O CLIENTE TEMOS QUE ATENDER A MAIS PACIENTE NO MESMO PERÍODO…


O AVANÇO NOS ESTUDOS DIAGNÓSTICOS E DE TRATAMENTOS PODE LEVAR AO CONTROLE DE DOENÇAS QUE HOJE SÃO CONSIDERADAS MORTAIS REDUZINDO A DEMANDA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM DETERMINADAS ÁREAS.


A TECNOLOGIA POR SUA VEZ NOS EXPÕE A FATORES QUE PROVOCAM DOENÇAS CUJO TRATAMENTO SOFISTICADO EXIGE MAIS UM TÉCNICO COM PERÍCIA TECNOLÓGICA DO QUE UM ENFERMEIRO.

A RELAÇÃO PESSOA/MÁQUINA PODE DEMANDAR UMA HABILIDADE EMOCIONAL QUE NÓS ENFERMEIROS DESENVOLVEMOS, MAS QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS EM QUALQUER PESSOA.

A ENFERMAGEM PRECISA ESTAR ATENTA ÀS DEMANDAS SOCIAIS.




IMAGINEMOS QUE (JÁ QUE A IA ESTÁ HÁ TANTO TEMPO SENDO DESENVOLVIDA) AS AUTORAS DA ENFERMAGEM BRASILEIRA, OU ATÉ MESMO AS TEÓRICAS QUE DESENVOLVERAM ESTUDOS NO PERÍODO, TIVESSEM ACESSO À TUDO QUE EXISTIA SOBRE O ASSUNTO AO SEU TEMPO. TERÍAMOS MAIORES GANHOS TEÓRICOS COM A PROFISSÃO. COM ESSE MATERIAL.

HOJE, AUTORAS PENSADORAS COMO NÉBIA, MARIAS (ANTONIETA, LOURDES…), SÍLVIA, MARLENE, CECÍLIA, DÓRIS, CONCEIÇÃO, VALQUÍRIA, SÔNIA, FRANCES, SORAIA, LILIAN… VÃO PODER NOS DEIXAR MAIS AINDA NO SEU LEGADO, POIS SE ACHÁVAMOS QUE IA ERA FUTURO, ELA É CONTEMPORÂNEA, SEMPRE ESTEVE ENTRE NÓS…


ESSAS PENSADORAS (DEIXE-ME USAR O TERMO NO FEMININO POIS SOMOS MAIORIA, MAS OS HOMENS ESTÃO INCLUSOS, ASSIM COMO AS MULHERES ESTÃO INCLUSAS NOS TERMOS MASCULINOS), SÃO INTELIGÊNCIAS NATURAIS, POIS SE INTELIGÊNCIA É RELATIVA À CAPACIDADE DE SOBREVIVÊNCIA, O QUE ESSAS PESSOAS FAZEM PELA ENFERMAGEM É MANTÊ-LA VIVA E DE PÉ, ATIVA, ATUALIZADA, ENFRENTANDO OS PERCALÇOS QUE A ERA ATUAL EXIGE.

ESSE TEXTO É UMA REFLEXÃO E HOMENAGEM ÀS NOSSAS MENTORAS, CASO LEIAM; É PARA VOCÊS MESMO QUE ESCREVEMOS.


Esse texto foi originalmente publicado em 5 de abril de 2024

Comentários

ID do editor: pub-9622926827705590